Software Kaizen: um modelo inovador para capacitação de equipes de alto desempenho


Track: Coaching, Cultura y Equipos
Idioma:
Tipo: Relato de experiencia
Nivel: Principiante
Duración: 50 mins.


Descripción

Nesta palestra será apresentado o modelo de capacitação Software Kaizen; juntamente com o resultado obtido nas suas primeiras aplicações. O Software Kaizen foi concebido para ser um curso de extensão inovador (ou uma incubadora de times ágeis); capaz de ser inserido dentro de um processo de recrutamento e seleção; residência universitária ou formação complementar; que através de imersão temporária em ambiente e com profissionais experientes; consegue preparar os profissionais nos aspectos técnico; comportamental; de negócios e de governança necessários para atuar em equipes de alto desempenho.

Información acerca de los oradores:

Alejandro Olchik

Diretor de Inovação da ionatec; graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; com MBA pela ESPM. É gerente de projetos profissional (PMP) certificado pelo PMI e Certified Scrum Professional pela Scrum Alliance. Com atuação executiva em diversas empresas como Grupo Godigital / Axciom Brasil; GlobalNova; TeleHUMANA; TeleNova (investimento Cisco; Intel; Bank of America e outros) e Digitel; utiliza métodos ágeis para gerenciar projetos e processos de desenvolvimento de software; produtos e serviços desde 2002. Possui significativa vivência na aplicação de Metodologias Ágeis em equipes de diferentes tamanhos e perfis; em projetos de diferentes bases tecnológicas em diferentes estágios do ciclo de vida e em diferentes ambientes organizacionais. Também tem sido responsável por facilitar treinamentos sobre métodos ágeis dentro do país; auxiliando times e pessoas a trabalhar com Scrum; Testes Ágeis; Lean Startup e Management 3.0 dentro de suas organizações. Tem auxiliado organizações a montar programas de capacitação sob medida em métodos ágeis de forma a preencher lacunas de competência nas dimensões de negócios; de governança; técnica e comportamental. É colunista do Baguete (www.baguete.com.br); o principal veículo sobre tecnologia da informação no Rio Grande do Sul. Currículo mais detalhado pode ser obtido aqui:http://br.linkedin.com/pub/alejandro-olchik/0/129/14a

Rafael Prikladnicki

Professor da Faculdade de Informática da PUCRS desde 2004; com doutorado (2009) e mestrado (2003) em Ciência da Computação pela PUCRS. É membro da Scrum Alliance e Certified Scrum Master (CSM); além de ter participado da tradução do Guia oficial do Scrum para o Português. É gerente de projetos profissional (PMP) certificado pelo PMI (2005); implementador credenciado no modelo MPS.BR (2005) e Agile Certified Practitioner (PMI-ACP); certificado pelo PMI (2011). Possui atividades de consultoria e capacitação em gerenciamento de projetos; desenvolvimento distribuído de software; implementação de programas de melhoria de processo de software baseados nos modelos MPS.BR e CMMI e em metodologias ágeis para desenvolvimento de software. Atua também na coordenação na coordenação do Grupo de Usuários de Métodos Ágeis (GUMA) da Sucesu-RS. Foi coordenador geral da Agile Brazil 2010.