Coding by eXamPle: Tornando-se um desenvolvedor profissional

Track: Herramientas y Prácticas de Ingeniería
Idioma:
Tipo: Workshop
Nivel: Practicante
Duración: 110 mins.

Descripción:

Quer se tornar um desenvolvedor profissional? Neste tutorial; apresentaremos como os princípios do Lean Software Development fazem sentido na hora de desenvolver software. A partir destes princípios; veremos como que a adoção de práticas como refactoring; padrões de codificação; integração contínua e testes podem ajudar a entregar software com mais qualidade; principalmente através da escrita de um código mais simples; limpo e; consequentemente; mais fácil de manter. Além disso; apresentaremos exemplos práticos de códigos “sujos” e como estes princípios e práticas (e algumas ferramentas) ajudaram a limpar o código e deixá-lo mais simples.
Dado que este tutorial será muy práctico, pedimos a los participantes que traigan sus computadoras con su entorno Java preferido ya configurado.

Información sobre los oradores:

Carlos Lopes Carlos Lopes has been a software developer for more than 5 years; and throughout his career he has worked at different companies and environments; with different technologies and team sizes. He’s currently a developer at ThoughtWorks; based on the company’s new Brazilian office. Guilherme Lacerda Mestre em Sistemas de Informação; área de Engenharia de Software; pela UFRGS. Dedica-se atualmente em atividades de consultoria e treinamento em Engenharia de Software; Gerência de Projetos e Metodologias Ágeis. Professor Universitário de Graduação (FACENSA; UniRitter) e Pós-Graduação (UniRitter; Unisinos). Atuou como diretor de tecnologia de uma empresa do ramo de software livre e open source durante 9 anos. Desenvolveu dezenas de projetos com tecnologias C/C++; PHP e Java; usando Metodologias Ágeis.Pioneiro em Metodologias Ágeis no Brasil; onde atua desde 2001; com especial ênfase em Lean; SCRUM e eXtreme Programming. Certified SCRUM Master (CSM) e Certified SCRUM Professional (CSP) pela SCRUM Alliance. Palestrante em dezenas de eventos nacionais e internacionais sobre o tema. Participou da revisão técnica do livro “eXtreme Programming Explained”; do Kent Beck; lançado em 2004 pela Bookman. Fundador do XP-RS/GUMA; onde atua na vice-coordenação. Membro do IASA (International Association Software Architects) e da SCRUM Alliance.